CLIMATOLOGIA
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.
Como a insolação não atinge de forma homogênea o planeta Terra, formam-se verdadeiras zonas térmicas, caracterizadas pela diferença de luz e calor recebidos ao longo do ano. De acordo com seus conhecimentos sobre as zonas térmicas globais julgue as afirmações a seguir como Verdadeiras ou Falsas:
( ) A zona térmica tropical ou intertropical está situada entre os trópicos de câncer e capricórnio. Ela é a faixa que recebe a maior quantidade de energia solar, e, consequentemente, onde se pode encontrar vegetação mais exuberante.
( ) Entre os trópicos e os círculos polares encontram intermediárias, conhecidas como zonas temperadas.
( ) As regiões tropicais estão a elevadas latitudes.
( ) As zonas polares são extremamente ricas em biodiversidade florística e faunística.
( ) O Brasil é um país privilegiado, pois se situa inteiramente na faixa tropical do globo.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é:
VVFFF
FVFFV
VFVFF
VFFFF
FFVVV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.
A atmosfera se originou com a consolidação do planeta Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Ao longo dos anos ela foi evoluindo e sofrendo grandes transformações em sua composição química. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre a atmosfera terrestre leia e analise as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) A atmosfera é a camada de gases que envolvem a Terra. Sua formação atual é composta basicamente por nitrogênio, oxigênio e argônio.
II) A atmosfera, de acordo com o critério térmico, ou seja, conforme a temperatura que apresenta, é dividida em homosfera, heterosfera e exosfera.
III) A existência da atmosfera é fundamental para a vida na Terra. Nela acontecem todos os fenômenos climáticos, e ela protege a vida da colisão com corpos rochosos.
IV) A camada de ozônio, fundamental pela proteção da Terra contra raios ultravioletas, situa-se na mesosfera, de acordo com a divisão térmica da atmosfera.
V) Os aviões circulam na estratosfera. Essa é uma importante camada da atmosfera, pois nela ocorrem também as reflexões das ondas de rádio.
Estão corretas as assertivas:
Apenas I, II e III.
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e V.
Apenas III.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.
Para a climatologia e a meteorologia precipitação é a queda de água nos estados líquido ou sólido da atmosfera terrestre. De acordo com nossos estudos sobre as diversas formas de precipitação, analise as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) A concentração de vapor d’água dá origem às nuvens, que quando saturadas ou sob choque de temperatura, precipitam-se em forma de chuva ou geada.
II) Quando as gotículas de chuva apresentam dimensões muito reduzidas são chamadas de tromba d’água.
III) A poluição da atmosfera por alguns gases resultantes do processo industrial, como o enxofre, geram as chamadas chuvas ácidas.
IV) O granizo é a precipitação da chuva em estado sólido. Ocorre quando se encontram nuvens condensadas em gradientes diferentes de temperatura.
V) Os cristais de neve apresentam seis lados, embora cada um deles tenha um desenho particular e único.
Estão corretas as assertivas:
III, IV e V.
II, III, IV e V.
I, III, IV e V.
II e III.
III e IV.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A inversão térmica é um fenômeno que pode ocorrer naturalmente ou por influência antrópica. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, avalie as sentenças abaixo, julgando-as como verdadeiras e falsas:
I) Quanto ao gradiente de temperatura da atmosfera o padrão é que a temperatura na troposfera diminua com a altitude. Desta forma, o natural é que o ar frio se situe sempre acima do ar quente.
II) O padrão do gradiente de temperatura na atmosfera sofre alteração em algumas situações naturais como, por exemplo, com a entrada repentina de uma frente fria, e em situações anormais, como a descendência do ar frio em função da poluição.
III) Quando ocorre a inversão térmica, o padrão normal da circulação atmosférica é prejudicado. Neste caso, ao invés de o ar movimentar-se constantemente no sentido vertical, fica retido próximo à superfície do planeta.
IV) Seguindo o padrão natural de circulação atmosférica o ar mais quente e menos denso é sempre encontrado mais distante da superfície do planeta devido ao processo de radiação e aquecimento vertical do ar pelo Sol.
V) A inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre nas regiões urbanas no inverno, devido à entrada de frentes frias. Não há relação comprovada entre as atividades antrópicas e a inversão térmica.
Estão corretas as alternativas:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, III, V.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
No ambiente terrestre primitivo grande quantidade de gás carbônico era produzida pela “queima” das rochas, o que proporcionou aos primeiros vegetais intensa atividade de fotossíntese. Com base em seus conhecimentos sobre a atmosfera primitiva veja o que está correto:
I) O oxigênio (O2) ainda não existia, apenas o oxigênio atômico (O).
II) Existia muita atividade vulcânica, além de tempestades, raios, trovões.
III) Era composta 50% de nitrogênio e 50% de oxigênio.
IV) Não continha vapor d’água ainda.
V) Era composta unicamente por ozônio.
Estão corretas as assertivas:
II e III
II, III e IV
II, IV e V
IV e V
I e II
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
Vimos em nossos estudos sobre “radiação solar” que a atmosfera é praticamente transparente à radiação, e que a superfície da Terra e os corpos que repousam sobre ela absorvem e emitem distintos comprimentos de onda, de acordo com sua composição. Além disso, a insolação varia ao longo do ano, de forma diferente para os hemisférios Norte e Sul da Terra.
Com base em seus conhecimentos relacionados a este assunto assinale a alternativa CORRETA sobre energia solar e seus processos naturais.
Nos equinócios a Terra se encontra em certa posição em relação ao Sol, que faz com que o hemisfério Norte receba maior insolação do o hemisfério Sul.
A radiação apresenta variações referentes ao tempo, mas não apresenta variações referentes ao espaço.
A energia extraterrestre é a densidade do fluxo de energia que atinge a Terra na troposfera, camada inferior da atmosfera.
A energia que a Terra transfere para o Sol é denominada radiação. Por meio dela são expelidas as ondas ultravioletas.
Albedo é a medida da quantidade de radiação solar refletida de um corpo ou alvo com relação à quantidade de energia incidente.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A radiação solar na superfície terrestre varia no tempo e no espaço, o que influencia diretamente na estrutura dos climas. A inclinação do eixo terrestre interfere diretamente nesses dois aspectos fundamentais das variações climáticas. Com base no assunto, avalie as assertivas como verdadeiras e falsas:
( ) No que se refere à insolação, os solstícios marcam os dois dias do ano em que os hemisférios norte e sul recebem igual radiação.
( ) Nos solstícios, quando se opõe o início do verão e do inverno nos hemisférios norte e sul, temos a maior desigualdade de insolação entre tais frações da Terra.
( ) Na Linha do Equador a insolação é quase constante e a duração dos dias e noite é, praticamente, igual ao longo de todo o ano.
( ) Nos polos a insolação ao longo do ano é invariável, por isso é sempre frio e há presença de geleiras eternas.
( ) Quanto ao alcance da iluminação solar no planeta, os polos ficam iluminados seis meses por ano, graças à elevada latitude.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
VVFFF
FVFFV
VFVFF
VFFFF
FFVVV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.
A atmosfera se originou com a consolidação do planeta Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Ao longo dos anos ela foi evoluindo e sofrendo grandes transformações em sua composição química. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre a atmosfera terrestre leia e analise as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) A atmosfera é a camada de gases que envolvem a Terra. Sua formação atual é composta basicamente por nitrogênio, oxigênio e argônio.
II) A atmosfera, de acordo com o critério térmico, ou seja, conforme a temperatura que apresenta, é dividida em homosfera, heterosfera e exosfera.
III) A existência da atmosfera é fundamental para a vida na Terra. Nela acontecem todos os fenômenos climáticos, e ela protege a vida da colisão com corpos rochosos.
IV) A camada de ozônio, fundamental pela proteção da Terra contra raios ultravioletas, situa-se na mesosfera, de acordo com a divisão térmica da atmosfera.
V) Os aviões circulam na estratosfera. Essa é uma importante camada da atmosfera, pois nela ocorrem também as reflexões das ondas de rádio.
Estão corretas as assertivas:
Apenas I, II e III.
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e V.
Apenas III.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.
Para a climatologia e a meteorologia precipitação é a queda de água nos estados líquido ou sólido da atmosfera terrestre. De acordo com nossos estudos sobre as diversas formas de precipitação, analise as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) A concentração de vapor d’água dá origem às nuvens, que quando saturadas ou sob choque de temperatura, precipitam-se em forma de chuva ou geada.
II) Quando as gotículas de chuva apresentam dimensões muito reduzidas são chamadas de tromba d’água.
III) A poluição da atmosfera por alguns gases resultantes do processo industrial, como o enxofre, geram as chamadas chuvas ácidas.
IV) O granizo é a precipitação da chuva em estado sólido. Ocorre quando se encontram nuvens condensadas em gradientes diferentes de temperatura.
V) Os cristais de neve apresentam seis lados, embora cada um deles tenha um desenho particular e único.
Estão corretas as assertivas:
III, IV e V.
II, III, IV e V.
I, III, IV e V.
II e III.
III e IV.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A inversão térmica é um fenômeno que pode ocorrer naturalmente ou por influência antrópica. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, avalie as sentenças abaixo, julgando-as como verdadeiras e falsas:
I) Quanto ao gradiente de temperatura da atmosfera o padrão é que a temperatura na troposfera diminua com a altitude. Desta forma, o natural é que o ar frio se situe sempre acima do ar quente.
II) O padrão do gradiente de temperatura na atmosfera sofre alteração em algumas situações naturais como, por exemplo, com a entrada repentina de uma frente fria, e em situações anormais, como a descendência do ar frio em função da poluição.
III) Quando ocorre a inversão térmica, o padrão normal da circulação atmosférica é prejudicado. Neste caso, ao invés de o ar movimentar-se constantemente no sentido vertical, fica retido próximo à superfície do planeta.
IV) Seguindo o padrão natural de circulação atmosférica o ar mais quente e menos denso é sempre encontrado mais distante da superfície do planeta devido ao processo de radiação e aquecimento vertical do ar pelo Sol.
V) A inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre nas regiões urbanas no inverno, devido à entrada de frentes frias. Não há relação comprovada entre as atividades antrópicas e a inversão térmica.
Estão corretas as alternativas:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, III, V.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
No ambiente terrestre primitivo grande quantidade de gás carbônico era produzida pela “queima” das rochas, o que proporcionou aos primeiros vegetais intensa atividade de fotossíntese. Com base em seus conhecimentos sobre a atmosfera primitiva veja o que está correto:
I) O oxigênio (O2) ainda não existia, apenas o oxigênio atômico (O).
II) Existia muita atividade vulcânica, além de tempestades, raios, trovões.
III) Era composta 50% de nitrogênio e 50% de oxigênio.
IV) Não continha vapor d’água ainda.
V) Era composta unicamente por ozônio.
Estão corretas as assertivas:
II e III
II, III e IV
II, IV e V
IV e V
I e II
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
Vimos em nossos estudos sobre “radiação solar” que a atmosfera é praticamente transparente à radiação, e que a superfície da Terra e os corpos que repousam sobre ela absorvem e emitem distintos comprimentos de onda, de acordo com sua composição. Além disso, a insolação varia ao longo do ano, de forma diferente para os hemisférios Norte e Sul da Terra.
Com base em seus conhecimentos relacionados a este assunto assinale a alternativa CORRETA sobre energia solar e seus processos naturais.
Nos equinócios a Terra se encontra em certa posição em relação ao Sol, que faz com que o hemisfério Norte receba maior insolação do o hemisfério Sul.
A radiação apresenta variações referentes ao tempo, mas não apresenta variações referentes ao espaço.
A energia extraterrestre é a densidade do fluxo de energia que atinge a Terra na troposfera, camada inferior da atmosfera.
A energia que a Terra transfere para o Sol é denominada radiação. Por meio dela são expelidas as ondas ultravioletas.
Albedo é a medida da quantidade de radiação solar refletida de um corpo ou alvo com relação à quantidade de energia incidente.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A radiação solar na superfície terrestre varia no tempo e no espaço, o que influencia diretamente na estrutura dos climas. A inclinação do eixo terrestre interfere diretamente nesses dois aspectos fundamentais das variações climáticas. Com base no assunto, avalie as assertivas como verdadeiras e falsas:
( ) No que se refere à insolação, os solstícios marcam os dois dias do ano em que os hemisférios norte e sul recebem igual radiação.
( ) Nos solstícios, quando se opõe o início do verão e do inverno nos hemisférios norte e sul, temos a maior desigualdade de insolação entre tais frações da Terra.
( ) Na Linha do Equador a insolação é quase constante e a duração dos dias e noite é, praticamente, igual ao longo de todo o ano.
( ) Nos polos a insolação ao longo do ano é invariável, por isso é sempre frio e há presença de geleiras eternas.
( ) Quanto ao alcance da iluminação solar no planeta, os polos ficam iluminados seis meses por ano, graças à elevada latitude.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
Apenas I, II e III.
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e V.
Apenas III.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.
Para a climatologia e a meteorologia precipitação é a queda de água nos estados líquido ou sólido da atmosfera terrestre. De acordo com nossos estudos sobre as diversas formas de precipitação, analise as assertivas abaixo e veja quais estão corretas:
I) A concentração de vapor d’água dá origem às nuvens, que quando saturadas ou sob choque de temperatura, precipitam-se em forma de chuva ou geada.
II) Quando as gotículas de chuva apresentam dimensões muito reduzidas são chamadas de tromba d’água.
III) A poluição da atmosfera por alguns gases resultantes do processo industrial, como o enxofre, geram as chamadas chuvas ácidas.
IV) O granizo é a precipitação da chuva em estado sólido. Ocorre quando se encontram nuvens condensadas em gradientes diferentes de temperatura.
V) Os cristais de neve apresentam seis lados, embora cada um deles tenha um desenho particular e único.
Estão corretas as assertivas:
III, IV e V.
II, III, IV e V.
I, III, IV e V.
II e III.
III e IV.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A inversão térmica é um fenômeno que pode ocorrer naturalmente ou por influência antrópica. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, avalie as sentenças abaixo, julgando-as como verdadeiras e falsas:
I) Quanto ao gradiente de temperatura da atmosfera o padrão é que a temperatura na troposfera diminua com a altitude. Desta forma, o natural é que o ar frio se situe sempre acima do ar quente.
II) O padrão do gradiente de temperatura na atmosfera sofre alteração em algumas situações naturais como, por exemplo, com a entrada repentina de uma frente fria, e em situações anormais, como a descendência do ar frio em função da poluição.
III) Quando ocorre a inversão térmica, o padrão normal da circulação atmosférica é prejudicado. Neste caso, ao invés de o ar movimentar-se constantemente no sentido vertical, fica retido próximo à superfície do planeta.
IV) Seguindo o padrão natural de circulação atmosférica o ar mais quente e menos denso é sempre encontrado mais distante da superfície do planeta devido ao processo de radiação e aquecimento vertical do ar pelo Sol.
V) A inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre nas regiões urbanas no inverno, devido à entrada de frentes frias. Não há relação comprovada entre as atividades antrópicas e a inversão térmica.
Estão corretas as alternativas:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, III, V.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
No ambiente terrestre primitivo grande quantidade de gás carbônico era produzida pela “queima” das rochas, o que proporcionou aos primeiros vegetais intensa atividade de fotossíntese. Com base em seus conhecimentos sobre a atmosfera primitiva veja o que está correto:
I) O oxigênio (O2) ainda não existia, apenas o oxigênio atômico (O).
II) Existia muita atividade vulcânica, além de tempestades, raios, trovões.
III) Era composta 50% de nitrogênio e 50% de oxigênio.
IV) Não continha vapor d’água ainda.
V) Era composta unicamente por ozônio.
Estão corretas as assertivas:
II e III
II, III e IV
II, IV e V
IV e V
I e II
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
Vimos em nossos estudos sobre “radiação solar” que a atmosfera é praticamente transparente à radiação, e que a superfície da Terra e os corpos que repousam sobre ela absorvem e emitem distintos comprimentos de onda, de acordo com sua composição. Além disso, a insolação varia ao longo do ano, de forma diferente para os hemisférios Norte e Sul da Terra.
Com base em seus conhecimentos relacionados a este assunto assinale a alternativa CORRETA sobre energia solar e seus processos naturais.
Nos equinócios a Terra se encontra em certa posição em relação ao Sol, que faz com que o hemisfério Norte receba maior insolação do o hemisfério Sul.
A radiação apresenta variações referentes ao tempo, mas não apresenta variações referentes ao espaço.
A energia extraterrestre é a densidade do fluxo de energia que atinge a Terra na troposfera, camada inferior da atmosfera.
A energia que a Terra transfere para o Sol é denominada radiação. Por meio dela são expelidas as ondas ultravioletas.
Albedo é a medida da quantidade de radiação solar refletida de um corpo ou alvo com relação à quantidade de energia incidente.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A radiação solar na superfície terrestre varia no tempo e no espaço, o que influencia diretamente na estrutura dos climas. A inclinação do eixo terrestre interfere diretamente nesses dois aspectos fundamentais das variações climáticas. Com base no assunto, avalie as assertivas como verdadeiras e falsas:
( ) No que se refere à insolação, os solstícios marcam os dois dias do ano em que os hemisférios norte e sul recebem igual radiação.
( ) Nos solstícios, quando se opõe o início do verão e do inverno nos hemisférios norte e sul, temos a maior desigualdade de insolação entre tais frações da Terra.
( ) Na Linha do Equador a insolação é quase constante e a duração dos dias e noite é, praticamente, igual ao longo de todo o ano.
( ) Nos polos a insolação ao longo do ano é invariável, por isso é sempre frio e há presença de geleiras eternas.
( ) Quanto ao alcance da iluminação solar no planeta, os polos ficam iluminados seis meses por ano, graças à elevada latitude.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
III, IV e V.
II, III, IV e V.
I, III, IV e V.
II e III.
III e IV.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A inversão térmica é um fenômeno que pode ocorrer naturalmente ou por influência antrópica. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, avalie as sentenças abaixo, julgando-as como verdadeiras e falsas:
I) Quanto ao gradiente de temperatura da atmosfera o padrão é que a temperatura na troposfera diminua com a altitude. Desta forma, o natural é que o ar frio se situe sempre acima do ar quente.
II) O padrão do gradiente de temperatura na atmosfera sofre alteração em algumas situações naturais como, por exemplo, com a entrada repentina de uma frente fria, e em situações anormais, como a descendência do ar frio em função da poluição.
III) Quando ocorre a inversão térmica, o padrão normal da circulação atmosférica é prejudicado. Neste caso, ao invés de o ar movimentar-se constantemente no sentido vertical, fica retido próximo à superfície do planeta.
IV) Seguindo o padrão natural de circulação atmosférica o ar mais quente e menos denso é sempre encontrado mais distante da superfície do planeta devido ao processo de radiação e aquecimento vertical do ar pelo Sol.
V) A inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre nas regiões urbanas no inverno, devido à entrada de frentes frias. Não há relação comprovada entre as atividades antrópicas e a inversão térmica.
Estão corretas as alternativas:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, III, V.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
No ambiente terrestre primitivo grande quantidade de gás carbônico era produzida pela “queima” das rochas, o que proporcionou aos primeiros vegetais intensa atividade de fotossíntese. Com base em seus conhecimentos sobre a atmosfera primitiva veja o que está correto:
I) O oxigênio (O2) ainda não existia, apenas o oxigênio atômico (O).
II) Existia muita atividade vulcânica, além de tempestades, raios, trovões.
III) Era composta 50% de nitrogênio e 50% de oxigênio.
IV) Não continha vapor d’água ainda.
V) Era composta unicamente por ozônio.
Estão corretas as assertivas:
II e III
II, III e IV
II, IV e V
IV e V
I e II
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
Vimos em nossos estudos sobre “radiação solar” que a atmosfera é praticamente transparente à radiação, e que a superfície da Terra e os corpos que repousam sobre ela absorvem e emitem distintos comprimentos de onda, de acordo com sua composição. Além disso, a insolação varia ao longo do ano, de forma diferente para os hemisférios Norte e Sul da Terra.
Com base em seus conhecimentos relacionados a este assunto assinale a alternativa CORRETA sobre energia solar e seus processos naturais.
Nos equinócios a Terra se encontra em certa posição em relação ao Sol, que faz com que o hemisfério Norte receba maior insolação do o hemisfério Sul.
A radiação apresenta variações referentes ao tempo, mas não apresenta variações referentes ao espaço.
A energia extraterrestre é a densidade do fluxo de energia que atinge a Terra na troposfera, camada inferior da atmosfera.
A energia que a Terra transfere para o Sol é denominada radiação. Por meio dela são expelidas as ondas ultravioletas.
Albedo é a medida da quantidade de radiação solar refletida de um corpo ou alvo com relação à quantidade de energia incidente.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A radiação solar na superfície terrestre varia no tempo e no espaço, o que influencia diretamente na estrutura dos climas. A inclinação do eixo terrestre interfere diretamente nesses dois aspectos fundamentais das variações climáticas. Com base no assunto, avalie as assertivas como verdadeiras e falsas:
( ) No que se refere à insolação, os solstícios marcam os dois dias do ano em que os hemisférios norte e sul recebem igual radiação.
( ) Nos solstícios, quando se opõe o início do verão e do inverno nos hemisférios norte e sul, temos a maior desigualdade de insolação entre tais frações da Terra.
( ) Na Linha do Equador a insolação é quase constante e a duração dos dias e noite é, praticamente, igual ao longo de todo o ano.
( ) Nos polos a insolação ao longo do ano é invariável, por isso é sempre frio e há presença de geleiras eternas.
( ) Quanto ao alcance da iluminação solar no planeta, os polos ficam iluminados seis meses por ano, graças à elevada latitude.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
I, II, IV.
I, II, III.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, III, V.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
No ambiente terrestre primitivo grande quantidade de gás carbônico era produzida pela “queima” das rochas, o que proporcionou aos primeiros vegetais intensa atividade de fotossíntese. Com base em seus conhecimentos sobre a atmosfera primitiva veja o que está correto:
I) O oxigênio (O2) ainda não existia, apenas o oxigênio atômico (O).
II) Existia muita atividade vulcânica, além de tempestades, raios, trovões.
III) Era composta 50% de nitrogênio e 50% de oxigênio.
IV) Não continha vapor d’água ainda.
V) Era composta unicamente por ozônio.
Estão corretas as assertivas:
II e III
II, III e IV
II, IV e V
IV e V
I e II
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
Vimos em nossos estudos sobre “radiação solar” que a atmosfera é praticamente transparente à radiação, e que a superfície da Terra e os corpos que repousam sobre ela absorvem e emitem distintos comprimentos de onda, de acordo com sua composição. Além disso, a insolação varia ao longo do ano, de forma diferente para os hemisférios Norte e Sul da Terra.
Com base em seus conhecimentos relacionados a este assunto assinale a alternativa CORRETA sobre energia solar e seus processos naturais.
Nos equinócios a Terra se encontra em certa posição em relação ao Sol, que faz com que o hemisfério Norte receba maior insolação do o hemisfério Sul.
A radiação apresenta variações referentes ao tempo, mas não apresenta variações referentes ao espaço.
A energia extraterrestre é a densidade do fluxo de energia que atinge a Terra na troposfera, camada inferior da atmosfera.
A energia que a Terra transfere para o Sol é denominada radiação. Por meio dela são expelidas as ondas ultravioletas.
Albedo é a medida da quantidade de radiação solar refletida de um corpo ou alvo com relação à quantidade de energia incidente.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A radiação solar na superfície terrestre varia no tempo e no espaço, o que influencia diretamente na estrutura dos climas. A inclinação do eixo terrestre interfere diretamente nesses dois aspectos fundamentais das variações climáticas. Com base no assunto, avalie as assertivas como verdadeiras e falsas:
( ) No que se refere à insolação, os solstícios marcam os dois dias do ano em que os hemisférios norte e sul recebem igual radiação.
( ) Nos solstícios, quando se opõe o início do verão e do inverno nos hemisférios norte e sul, temos a maior desigualdade de insolação entre tais frações da Terra.
( ) Na Linha do Equador a insolação é quase constante e a duração dos dias e noite é, praticamente, igual ao longo de todo o ano.
( ) Nos polos a insolação ao longo do ano é invariável, por isso é sempre frio e há presença de geleiras eternas.
( ) Quanto ao alcance da iluminação solar no planeta, os polos ficam iluminados seis meses por ano, graças à elevada latitude.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
II e III
II, III e IV
II, IV e V
IV e V
I e II
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
Vimos em nossos estudos sobre “radiação solar” que a atmosfera é praticamente transparente à radiação, e que a superfície da Terra e os corpos que repousam sobre ela absorvem e emitem distintos comprimentos de onda, de acordo com sua composição. Além disso, a insolação varia ao longo do ano, de forma diferente para os hemisférios Norte e Sul da Terra.
Com base em seus conhecimentos relacionados a este assunto assinale a alternativa CORRETA sobre energia solar e seus processos naturais.
Nos equinócios a Terra se encontra em certa posição em relação ao Sol, que faz com que o hemisfério Norte receba maior insolação do o hemisfério Sul.
A radiação apresenta variações referentes ao tempo, mas não apresenta variações referentes ao espaço.
A energia extraterrestre é a densidade do fluxo de energia que atinge a Terra na troposfera, camada inferior da atmosfera.
A energia que a Terra transfere para o Sol é denominada radiação. Por meio dela são expelidas as ondas ultravioletas.
Albedo é a medida da quantidade de radiação solar refletida de um corpo ou alvo com relação à quantidade de energia incidente.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A radiação solar na superfície terrestre varia no tempo e no espaço, o que influencia diretamente na estrutura dos climas. A inclinação do eixo terrestre interfere diretamente nesses dois aspectos fundamentais das variações climáticas. Com base no assunto, avalie as assertivas como verdadeiras e falsas:
( ) No que se refere à insolação, os solstícios marcam os dois dias do ano em que os hemisférios norte e sul recebem igual radiação.
( ) Nos solstícios, quando se opõe o início do verão e do inverno nos hemisférios norte e sul, temos a maior desigualdade de insolação entre tais frações da Terra.
( ) Na Linha do Equador a insolação é quase constante e a duração dos dias e noite é, praticamente, igual ao longo de todo o ano.
( ) Nos polos a insolação ao longo do ano é invariável, por isso é sempre frio e há presença de geleiras eternas.
( ) Quanto ao alcance da iluminação solar no planeta, os polos ficam iluminados seis meses por ano, graças à elevada latitude.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
Nos equinócios a Terra se encontra em certa posição em relação ao Sol, que faz com que o hemisfério Norte receba maior insolação do o hemisfério Sul.
A radiação apresenta variações referentes ao tempo, mas não apresenta variações referentes ao espaço.
A energia extraterrestre é a densidade do fluxo de energia que atinge a Terra na troposfera, camada inferior da atmosfera.
A energia que a Terra transfere para o Sol é denominada radiação. Por meio dela são expelidas as ondas ultravioletas.
Albedo é a medida da quantidade de radiação solar refletida de um corpo ou alvo com relação à quantidade de energia incidente.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.
A radiação solar na superfície terrestre varia no tempo e no espaço, o que influencia diretamente na estrutura dos climas. A inclinação do eixo terrestre interfere diretamente nesses dois aspectos fundamentais das variações climáticas. Com base no assunto, avalie as assertivas como verdadeiras e falsas:
( ) No que se refere à insolação, os solstícios marcam os dois dias do ano em que os hemisférios norte e sul recebem igual radiação.
( ) Nos solstícios, quando se opõe o início do verão e do inverno nos hemisférios norte e sul, temos a maior desigualdade de insolação entre tais frações da Terra.
( ) Na Linha do Equador a insolação é quase constante e a duração dos dias e noite é, praticamente, igual ao longo de todo o ano.
( ) Nos polos a insolação ao longo do ano é invariável, por isso é sempre frio e há presença de geleiras eternas.
( ) Quanto ao alcance da iluminação solar no planeta, os polos ficam iluminados seis meses por ano, graças à elevada latitude.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
FFFVV
FVVVF
FVFVF
FVVFV
VFVFV
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.
O fluxo de calor no solo é função da temperatura, em diferentes níveis, e da condutividade térmica. Durante as estações do ano e a sucessão de dias e noites a temperatura da atmosfera e dos solos variam. Sobre as temperaturas superficiais e o fluxo de energia assinale o que for correto:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.
Analise e julgue as sentenças a seguir, que tratam dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, atentando-se às corretas. Em seguida, assinale a alternativa que coincide com os itens das frases acertadas.
I) Tanto o fenômeno climático El Niño quanto o La Niña alteram a atuação e intensidade das massas de ar que atingem o Oceano Pacífico.
II) Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña têm ocorrência temporal padronizada, o que permite fazer previsões exatas quanto às mudanças climáticas decorrentes destes eventos.
III) A terminologia técnico-científica para o El Niño é ENOS, que significa “El Niño Oscilação Sul” ou “El Niño Southern Oscillation" - ENSO.
IV) O El Niño se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, enquanto o La Niña é o nome dado ao processo de elevação da temperatura de suas águas.
V) O El Niño ocorre no instante em que os ventos alísios param e se inicia um período de calmaria.
Estão corretas as alternativas:
O calor acontece se houver a participação de apenas um meio, em que a diferença de temperatura aconteça. Os dois mecanismos de fluxo energético que existem na natureza são denominados condução e convecção.
A temperatura superficial da Terra é superior à do Sol, pois, a radiação terrestre é de ondas longas, enquanto as radiações solares são de ondas curtas. Isso acontece graças ao efeito estufa, que retém todo calor do Sol na troposfera.
Existe um mito em torno da importância da vegetação como atributo do clima. Solos sem vegetação ou com construções urbanas, em verdade, apresentam pouca ou nenhuma variação térmica diária, o que reflete no clima.
O calor disponível no ar atmosférico varia no tempo, mas, principalmente, no espaço. Por exemplo, quanto mais elevado um ponto do relevo, mais próximo do Sol e mais elevada a temperatura no lugar.
Parte da energia emitida pelo Sol atinge a superfície terrestre. Esta fração será destinada a, pelo menos, três processos: fluxo de calor sensível para a atmosfera, fluxo de vapor para a atmosfera e fluxo de calor para o solo.